Acontece no Morro

                                                  TEMPORADA DAS BALEIAS

                    Morro de São Paulo e Boipeba começam a receber baleias jubarte vindas da Antártida

 

Elas estão chegando! Entre os meses de julho e outubro as baleias jubarte passam a fazer parte do cenário do Arquipélago de Tinharé, no município de Cairu, Baixo Sul da Bahia. Entre as ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, as ilustres visitantes passam a ser protagonistas das belas paisagens. Os mamíferos marinhos vêm da Antártida para o litoral brasileiro a fim de se reproduzirem e acasalarem, um ritual da natureza que se transformou em uma grande atração turística para a região.

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, estima-se que a população brasileira da espécie, aquelas que se reproduzem em nossas águas, esteja em torno de 17 mil animais.  Essa população se alimenta perto da Antártida, nas ilhas Sandwich e Geórgia do Sul. Todos os anos elas migram para a Bahia a procura de águas mais quentes para a reprodução. Até novembro, cerca de 15 mil desses animais visitarão a costa do estado.

Em média, os filhotes medem quatro metros e pesam 1,5 tonelada. Já os adultos chegam a 16 metros de comprimento e 40 toneladas, o que equivale ao peso de oito elefantes juntos. Além de se admirar com a beleza e tamanho das baleias, os turistas podem ver acrobacias e saltos nos quais as baleias chegam a expor até dois terços do corpo.

Funcionário da Prefeitura  chama à atenção para os cuidados que os donos de barcos e turistas devem ter ao avistar um grupo de baleias. “É preciso seguir algumas regras de respeito aos animais, tais como: não deixar o barco se aproximar a menos de 100 metros das baleias; desligar as hélices do barco durante o período de observação; não permanecer mais de 30 minutos próximo às baleias e respeitar o limite de velocidade”, orienta.

Em Morro de São Paulo, o passeio para observação de baleias sai às terças, quintas e sábados,  das 9h com retorno às 13h. Antes da saída para o mar, os biólogos do Instituto Baleia Jubarte realizam uma palestra gratuita, aberta também para a população, no Clube Sororoca, localizado na Primeira Praia. Procure as Agências de Viagem de Morro de São Paulo ( Confira na página Agências)

Onde se Hospedar -> Hotéis e Pousadas

baleia jubarte
(Crédito da foto: Instituto Baleia Jubarte)