Monumentos Históricos

O Forte do Morro de São Paulo

Localiza-se na ponta noroeste da ilha de Tinharé, a rigor, não se trata de uma única fortificação, mas sim de um conjunto de baterias e fortes. A Fortaleza do Tapirandu, o Forte de Morro de São Paulo, é considerado um dos maiores conjuntos defensivos do Brasil, a Fortaleza de Morro de São Paulo ainda conserva 678 m da sua cortina de muralhas e ruínas, hoje protegidas pelo Patrimônio Histórico Nacional.


A construção do Forte se iniciou em 1630 sob as ordens do então Governador Geral Diogo Luiz de Oliveira, para proteger a entrada de esquadras inimigas na chamada “barra falsa da Baía de Todos os Santos” entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio (atual Farol da Barra) – e também proteger o Canal de Tinharé, essencial no escoamento da produção dos principais centros da colônia (Boipeba, Cairu, Camamu e Itacaré) para o abastecimento da capital, Salvador.

Em 1728 D. Vasco Fernandes Cesar de Menezes, o Conde de Sabugosa, iniciou as obras de ampliação do Forte Velho. A construção foi concluída em 1730, acrescentando o Forte da Ponta e a cortina de muralhas ao conjunto defensivo. A vitória lusitana sobre a esquadra do Almirante francês Villegaignon foi um dos episódios mais marcantes da história do Forte e da história colonial do Brasil.

Obviamente mais agradável que histórias de batalha, o Forte é mágico ao entardecer. As antigas ruínas já não lembram as explosões, senão as dos golfinhos na silhueta de cada mergulho recortada contra o pôr-do-sol. A imensidão do mar vai gradativamente se fundindo às cores do céu nesta na que já surge estrelada demais e as águas quase sempre calmas ritmam uma melodia preguiçosa no compasso descabelado das palmeiras à brisa salgada.

Igreja Nossa Senhora da Luz

Conta-se que quando o almirante holandês Pieter Pieterzoon Hiyn intentou saquear a ilha em 1628, a invasão não se consumou devido à visão de numerosas tropas na ilha, um milagre da santa padroeira do Morro de São Paulo, comemorada no dia 08 de Setembro. Os primeiros registros históricos marcam a existência de uma capela de mesmo nome já no início do século XVII, e num mapa de 1759 João de Abreu e Carvalho a localiza aproximadamente onde hoje se encontra o Farol.

A Igreja da N. Sra da Luz foi concluída em 1845 conforme a data no frontispício, e guarda relíquias dos séculos XVII e XVIII, como as imagens sacras e os altares de cedro em estilo barroco. Além das missas e festas religiosas que se realizam para o povoado, a escadaria da igreja é descanso para quem enfrenta a ladeira chegando do cais ou arquibancada para assistir o movimento da Praça Aureliano de lima ponto de partida para as demais ruelas e praças do povoado.


Fonte Grande

A Fonte Grande é o maior sistema de abastecimento de água da Bahia colonial, um notável exemplo da tecnologia construtiva do período. Construída em 1746, providencia a captação de águas e decantação, tanto do volume proveniente do lençol freático quanto ao do riacho existente. A visita de D.Pedro II e Marquesa de Santos fizeram a fama da Fonte Grande, rendendo material para rica filmografia sobre o período da história brasileira.

A antiga vila cresceu e circundou a Fonte Grande, hoje não tão grande ante o casario ao redor que abriga pousadas e restaurantes, mas ainda se ouve o correr das águas no caminho para as praias do outro lado da ilha.

Farol

O Farol de Morro de São Paulo foi construído em 1855 segundo o projeto e supervisão do Engenheiro Carson, da Fábrica de Tecidos de Valença. O edifício da antiga fábrica ainda existe, e sendo a primeira fábrica construída no Brasil, constitui mais um exemplo da importância da região durante o período colonial. O registro histórico de maior relevância vem das anotações do diário de D. Pedro II, que descreve o Farol durante a visita da Família Real à ilha em 1859.

O mirante existente nas proximidades do Farol faz parte do conjunto defensivo da ilha. Quase escondido em meio à vegetação tropical, decortina uma visão panorâmica das praias, sendo um dos melhores lugares para se entender as curvas e as marés da ilha.

Tudo o que você procura no Morro de São Paulo

Hospedagem

O site faz parte do cotidiano de milhares de pessoas que acessam a internet à procura de Informações sobre Morro de São Paulo e o nosso diferencial é oferecer as melhores opções de hospedagem para você. Desde as pousadas mais simples até os mais conceituados hotéis e resorts da ilha. Você escolhe a localização e pesquisa por comodidades e preço. Tem para todos os gostos e bolsos.

Ver hotéis e pousadas

Como chegar

Conheça as opções de transporte para chegar no Morro de São Paulo. O melhor translado para você, sua família ou o grupo de amigos você encontra aqui. Catamarã, semi-terrestre, aéreo, barco. Confira também os horários dos barcos.

Ver como chegar

Onde comer

Descubra todos os sabores da Bahia e do mundo num só lugar. Morro de São Paulo oferece uma grande variedade de comidas regionais e internacionais. Aproveite também as caipirinhas de fruta mais incríveis que você já experimentou e os deliciosos quitutes baianos.

Ver onde comer

Aluguel casas

Prefere visitar Morro de São Paulo e se hospedar como se estivesse em casa? Descubra casas incríveis para alugar por temporada. Aproveite o fim de semana, o feriado, as férias e venha curtir com a família e amigos.

Ver aluguel de casas

Agências de turismo

Planeje a sua viagem com quem conhece bem o destino. As agências locais oferecem toda a expertise para que a sua viagem saia do jeitinho que você deseja.

Ver agências de turismo

Passeios

Descubra as belezas incríveis de Morro de São Paulo e o seu entorno com os passeios oferecidos pelas agências de viagem. Volta à ilha, Praia de Garapuá, Praia da Gamboa, observação de baleia e muito mais. Visite os sítios históricos e monumentos, aproveite o pôr do sol nos lugares mais aprazíveis da ilha e se encante ainda mais pelo o lugar.

Ver passeios e atividades

Compras

Você vai se apaixonar pelo tanto de coisa bacana que irá encontrar no comércio de Morro de São Paulo. Vestuário, decoração, souvenir da Bahia, feira de artesanato, pratas, bijuterias, calçados e muita lembrancinha legal pra comprar. Prepare o cartão que você não vai se arrepender!

Ver compras

Serviços

Confira a nossa lista de serviços no Morro de São Paulo. Você vai encontrar de tudo um pouquinho: dentistas para aquela dor de dente inesperada na sua viagem, corretores para você comprar a casa dos sonhos, fotógrafo para aquela sessão de fotos mara, contato das casas noturnas e tantas outras coisas.

Ver serviços

Assine a nossa newsletter!

Cadastre o seu e-mail e receba todas as novidades de Morro de São Paulo em primeira mão.

error: