A Vila de Morro de São Paulo
Para chegar na vila de Morro de São Paulo, sobe-se a uma rampa e cruza-se o portão da entrada. Daí então você tem uma bela subida, prepare o fôlego. À esquerda, antes da subida para a vila, fica o caminho para a Fortaleza Tapirandu - forte de Morro- onde você poderá curtir um pôr do sol incrível. Depois da subida da ladeira, você encontra a Igreja Nossa Senhora da Luz à sua direita, e, se seguir pela esquerda, é o caminho para o Farol.
Logo adiante está a Praça Aureliano de O. Lima. Pronto, você está bem no centro de Morro de São Paulo, onde todas as noites acontece a feirinha de artesanato local. Vários artistas expõe os seus produtos para apreciação e venda. De tempos em tempos também acontecem shows, eventos e feiras.
À frente se estende a rua principal da Vila – a Rua Caminho da Praia, justamente por ser o caminho para as praias, e ao lado, a Rua da Fonte Grande. Toda esta parte, incluindo a entrada e a rua principal até o acesso às praias, englobando as ruas laterais, formam o que seria a Vila do Morro de São Paulo.
A Vila é o ponto de referência para quase todos os que estão na Ilha. Aqui estão concentradas grande parte das pousadas, restaurantes, lojas e Agências de Turismo e Passeios. É onde as pessoas vão, principalmente à noite, para passear, jantar, comprar, ver e serem vistas. Uma passadinha na vila é obrigatório para entrar no clima de Morro de São Paulo. Aproveite pra sentar num banquinho da praça e curtir aquele fim de tarde bucólico de interior, com crianças brincando e o vai e vem dos turistas e moradores.
Seguindo pela Rua da Fonte Grande, você encontrará um comércio local muito vivo e intenso. Muitas pousadas, restaurantes e bares , lojas e mercados. Daqui se tem acesso a Lagoa, a praia da ponta da Pedra, Gamboa e ao Campo da Mangaba.
Do alto de Morro de São Paulo, no bairro da Mangaba, se tem uma vista privilegiada de quase todas as praias. Você pode chegar lá pela escadaria da Mangaba (acesso no caminho do bairro da lagoa) ou pela escadaria da Segunda Praia. Esta subida merece paradas estratégicas para se admirar a paisagem que vai se abrindo a cada degrau.